O que é OTOPLASTIA?

(Dr. Bruno Blaya – cirurgião plástico, explica)

3

A Otoplastia é a cirurgia plástica das orelhas para a CORREÇÃO DE ORELHAS DE ABANO ou orelhas proeminentes.  Essa alteração nas orelhas é motivo de bullying na idade escolar, sendo responsável por sofrimentos, ansiedades e estresses impróprios, principalmente para o período infantil.

A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Segundo o Dr. Bruno Blaya, cirurgião plástico, ela corrige defeitos na estrutura da orelha que estão presentes desde o nascimento do paciente, mas que se tornam mais evidentes durante o seu desenvolvimento. Além disso, a otoplastia, pode tratar deformações na orelha causadas por lesões. Essas correções melhoram a aparência e resgatam a autoestima do paciente.
Para quem é indicada a Otoplastia?

Ela é indicada para a maioria dos pacientes que procuram melhorar o formato e o posicionamento das orelhas buscando uma forma mais harmônica e compatível com o seu rosto.

A otoplastia só será uma boa opção se o paciente adulto estiver saudável, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia; não estiver fumando; e possuir uma perspectiva positiva e expectativas realistas sobre o procedimento. CRIANÇA a partir de 6 anos de idade, (quando já há uma completa formação e maturação das cartilagens da orelha); saudável, sem doenças com risco de vida ou com infecções crônicas não tratadas no ouvido; crianças cooperativas que entendam as recomendações e os cuidados pós-operatórios.

 

O Dr. Bruno explica que o procedimento é feito com anestesia local (com ou sem sedação), e dura cerca de duas horas. Nele, o Cirurgião Plástico molda a cartilagem da orelha para deixá-la com um formato mais adequado ao padrão facial do paciente.

O tempo de permanência no hospital é o que for necessário para passar o efeito da anestesia. Depois disso, o paciente pode voltar para casa. O maior cuidado, Segundo Blaya é em relação ao período pós-operatório. Dedicar-se para ter uma boa recuperação é essencial para o bom resultado da Otoplastia. Os pontos são retirados após uma semana. Por 45 dias, no mínimo, o paciente precisa usar uma faixa permanentemente para manter as orelhas no local correto durante a cicatrização. Nesse período, quase não deve haver sensação de dor e não é permitido ir à praia, à piscina ou expor-se ao sol. Também não é recomendado frequentar a academia, correr e fazer movimentos bruscos até ter a liberação do médico. Caso tudo transcorra bem, em dois meses já é possível retomar todas as atividades regularmente.

Dr. Bruno Blaya é cirurgião plástico e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *