Cresce incidência e mortalidade por câncer em pessoas com menos de 50 anos no Brasil

(Oncologista Dr. Luis Alberto fala sobre o tema)

Dr. Luis Alberto Schlitter - oncologista

A ideia de que o câncer é uma doença somente de quem envelhece vem sendo questionada por estudos ao redor do mundo. Pesquisas realizadas recentemente nos Estados Unidos demonstrando aumento da incidência de câncer em pessoas com menos de 50 anos fez surgir a dúvida sobre o panorama brasileiro em relação a esse aspecto. Para obter essa resposta foram analisaram dados do Datasus e do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e realizado o trabalho: “Câncer antes dos 50: como os dados podem ajudar nas políticas de prevenção”.

A conclusão é que no Brasil também houve aumento de incidência e mortalidade na população mais jovem por alguns tipos de câncer que eram relacionados ao avanço da idade. O trabalho apurou que o crescimento dos cânceres na população até 50 anos está relacionado a fatores de risco presentes nos hábitos do estilo de vida dos brasileiros. Segundo Dr. Luis Alberto Schlittler, médico oncologista, a informação é importante para a definição de políticas públicas que visem diminuir os índices da doença. É fundamental fomentarmos o debate sobre a importância dos dados. “Confiamos que com isto haverá melhor entendimento do cenário e planejamento de ações de enfrentamento ao câncer” afirma Dr. Luis. A obesidade abdominal e tabagismo são fatores muitos importantes de risco para vários tipos de câncer. A obesidade hoje, além do tabaco, é o segundo maior fator de risco para câncer, responsável por 30% de todos os tumores.

A fumaça do tabaco libera várias substâncias químicas, algumas classificadas pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (International Agency for Research on Cancer- IARC), da Organização Mundial da Saúde, como substâncias carcinogênicas para humanos. O tabagismo é um dos principais fatores de risco para os canceres de pulmão, cavidade oral e laringe; também está associado à incidência dos cânceres de intestino, mama, próstata e tireoide.

O Dr. Luis Alberto Schlittler é médico oncologista e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informe-se sobre atendimento pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *