Dia 06/06 foi comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A Triagem Neonatal, popularmente conhecida como o Teste do Pezinho é um exame feito a partir de sangue coletado do bebê que pode ser no calcanhar ou outro local. Ele permite fazer um diagnóstico precoce de diversas doenças congênitas assintomáticas no perÃodo neonatal consequentemente impedindo o desenvolvimento de doenças genéticas, metabólicas e infecciosas que podem desencadear sequelas se instaladas no organismo humano e comprometer a qualidade de vida da criança.
De acordo com o Ministério da Saúde é recomendado que seja realizada a coleta entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê.
Segundo a enfermeira Rejane Santini Federle, todas as gestantes devem ser orientadas sobre a importância do teste e devem procurar uma Unidade de Saúde ou laboratório para realizar a coleta dentro do prazo.
O Teste do Pezinho pode diagnosticar condições de saúde como hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, hiperplasia adrenal congênita, deficiência da biotinidase, fibrose cÃstica e hemoglobinopatias (doenças que afetam o sangue).
É importante fazer o Teste do Pezinho em todos os recém-nascidos, uma vez que as doenças identificadas pelo exame não apresentam sintomas ao nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem levar à deficiência intelectual e causar sérios prejuÃzos para a qualidade de vida da criança.
Converse com seu pediatra para saber qual a versão do teste será mais indicada para seu filho.
Está em suas mãos, quem ama cuida.
Rejane Santini Federle é enfermeira e atua na Saúde Center ClÃnica com o Dr. Mario Blaya (Ginecologista e Obstetra) e Dra. Elenice Mariotto Blaya (Pediatra). Informações pelo telefone 3344-3600.