(Psiquiatra Dr. Paulo Lague comenta o tema)
Uma equipe de pesquisadores americanos descobriu uma forma simples de prevenir a depressão: a prática diária de exercÃcios. De acordo com o estudo, publicado recentemente no periódico JAMA Psychiatry, pessoas fisicamente ativas estão menos propensas a desenvolver a doença. Esse benefÃcio pode ser alcançado mesmo para aqueles que se exercitam por pouco tempo (15 minutos, por exemplo).
Para o psiquiatra Dr. Paulo Langue, mesmo pacientes já diagnosticados com o transtorno podem encontrar na atividade fÃsica uma forma de complementar o tratamento.
Durante a pesquisa, a equipe dividiu os participantes em dois grupos: o primeiro teve os exercÃcios fÃsicos diários acompanhados por um acelerômetro (equipamento que monitora velocidade e aceleração); já o segundo grupo precisou apenas responder questionários onde relataram os nÃveis de atividade fÃsica realizada por dia. Ao fim do estudo, descobriu-se que as pessoas que se exercitavam mais estavam mais protegidas contra o risco de depressão. No entanto, essa proteção só foi encontrada no grupo monitorado diariamente pelo acelerômetro, o que indica que aquelas que apenas relataram podem não ter se exercitado com tanta frequência quanto afirmaram no questionário.
Além disso, os pesquisadores analisaram o DNA dos participantes e descobriram que a genética não interfere nos ganhos de saúde mental adquiridos por meio do exercÃcio. Ou seja, os benefÃcios de prevenção podem ser obtidos por qualquer pessoa que se mantenha fisicamente ativa, independente de sexo e idade, por exemplo. “Quinze minutos de corrida, uma hora de jardinagem. [Apenas] saia e faça alguma coisa. Você nem precisa suar ou ficar sem fôlego. O importante é estar em movimentoâ€, orientou Dr. Paulo.
Agora, a equipe espera que os novos achados possam influenciar a forma como os profissionais de saúde tratam a depressão.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a depressão afete mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, o transtorno é responsável por cerca de 800.000 suicÃdios por ano, sendo a segunda principal causa de morte entre indivÃduos de 15 a 29 anos.
Dr. Paulo Lague é médico Psiquiatra e integra o corpo clÃnico da Saúde Center ClÃnica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.