(Endocrinologista Dra. Morgana dá dicas importantes)
Nesse mês de abril, a OMS (Organização Mundial de Saúde) instituiu o Dia Mundial da Atividade FÃsica e o Dia Mundial da Saúde para fazer um alerta à população para a mudança de hábitos no cotidiano. A Dra. Morgana Regina Rodrigues, endocrinologista, dá dicas importantes.
– Segundo dados da OMS (2018): 1 em cada 4 adultos são sedentários no mundo (23%); entre os adolescentes (11-17 anos): 4 em cada 5 são sedentários (81%)
– Os paÃses membros da OMS se comprometeram com redução do sedentarismo em 10% até 2025 e 15% até 2030. Dessa forma, haverá uma redução das doenças associadas ao sedentarismo (Infarto, AVC, Diabetes, Câncer de Mama e de Colorretal entre outras)
– É considerada pessoa ativa pela OMS, prática de atividade fÃsica 150 minutos/semana de intensidade moderada; para os adolescentes: 60 minutos diariamente de atividade fÃsica de moderada a intensa
– É importante que a prática de atividade fÃsica seja adaptada ao estilo de vida da pessoa e do seu agrado, caso contrário são muitas as chances de interrupção
– Um minuto de atividade fÃsica intensa é igual a 2 minutos de atividade moderada. Caminhada em ritmo acelerado, hidroginástica, passeio de bicicleta são exemplos de atividade moderada. Já a corrida, natação, basquete e ciclismo são consideradas atividades intensas
– O exercÃcio fÃsico melhora a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade de depressão por liberação de serotonina (“molécula da felicidadeâ€), diminuição do apetite, melhora do humor, perda de gordura (emagrecimento), enrijecimento da musculatura, melhora da imunidade e retardamento do envelhecimento.
Portanto, exercite-se!
Dicas da Dra. Morgana Regina Rodrigues, médica endocrinologista que integra o corpo clÃnico da Saúde Center ClÃnica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.