Dr. Cesar Queiroz fala sobre a doença
O número de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, subiu para 569, de acordo com o último relatório divulgado pelas secretarias municipal e estadual de Saúde.
Ainda conforme o novo relatório, 312 suspeitas da doença seguem em investigação.
Enquanto a causa do surto não é descoberta, segundo o Dr. Cesar Augusto Queiroz, ginecologista e obstetra, a orientação continua sendo ferver a água antes de beber, evitar carne crua ou mal passada e ter bastante higiene no preparo dos alimentos.
A toxoplasmose, cujo nome popular é doença do gato, é uma doença infecciosa causada por um protozoário facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamÃferos e pássaros no mundo todo.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, a doença pode ocorrer pela ingestão de oocistos [onde o parasita se desenvolve] provenientes do solo, areia, latas de lixo contaminadas com fezes de gatos infectados; ingestão de carne crua e mal cozida infectada com cistos, especialmente carne de porco e carneiro. Destaca-se que na gestação pode ocorrer infecção transplancentária, ocorrendo em 40% dos fetos de mães que adquiriam a infecção durante a gravidez, podendo causar elevado risco de acometimento fetal pela toxoplasmose congênita.
Sintomas
Em alguns casos os sintomas não se manifestam, mas podem ser:
- Febre
- Cansaço
- Mal estar
- Gânglios inflamados
O perÃodo de incubação da toxoplasmose vai de 10 a 23 dias quando a causa é a ingestão de carne, e de 5 a 20 dias quando o motivo é o contato com cistos de fezes de gatos.
Dr. Queiroz faz um alerta! Há muitos casos no RS e todos devem ficar alerta. A qualquer sintoma, o médico deve ser procurado.
Dr. Cesar Augusto Queiroz é ginecologista e obstetra e atende na Saúde Center ClÃnica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.