Vacinação diminui internações de idosos por gripe

Dr. Johnny Zoppas comenta sobre a vacinação que inicia nesta segunda-feira

Dr. Johnny6

Pesquisa inédita da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizada em parceria com o Instituto de Infectologia Emílio Ribas (SP), aponta que as internações de idosos com 60 anos ou mais em hospitais públicos do estado por complicações decorrentes da gripe caiu 62% depois que a vacinação contra a doença foi introduzida no calendário da rede pública de saúde.

Segundo o estudo, entre 1995 e 1998 a média de internações de idosos por doenças respiratórias associadas ao vírus Influenza em hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) era de 5.982 por ano. De 1999 (ano de introdução da vacina) a 2009, a média caiu para 2.275.

 

Os dados também apontam queda de 43,4% nas mortes de idosos causadas por doenças respiratórias associadas à gripe. De 1995 a 1998, a média foi de 1.921 mortes por ano. Já entre 1999 e 2009, a média caiu para 1.088 mortes anuais.

“A partir dessa análise, não resta dúvida de que as pessoas não devem perder, de forma nenhuma, a oportunidade de se vacinar contra a gripe, em especial aquelas que têm mais probabilidade de desenvolver complicações do vírus Influenza, como é o caso dos idosos, por exemplo”, Dr. Johnny Zoppas, médico clínico geral.

 

Além dos idosos, crianças de seis meses a cinco anos, puérperas (que tiveram bebês nos últimos 45 dias), pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde, indígenas, população carcerária, trabalhadores do sistema penitenciário professores e gestantes são considerados grupos mais expostos e vulneráveis às complicações da gripe.

A campanha de vacinação contra a gripe vai até o dia 05 de junho em todo território nacional. Dr. Johnny Zoppas é integrante do corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *