Agosto Dourado é o mês de conscientização do aleitamento materno

No Brasil, 41% das mães amamentam exclusivamente até os seis meses

elenice

O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, favorecendo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido como o fortalecimento da imunidade, diminuição dos riscos a alergias e combate a anemia. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, 41% das mães amamentam exclusivamente até os seis meses.
Diante dessa realidade, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde criaram uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno durante este mês de agosto, que é conhecido também como Agosto Dourado, pois simboliza a luta pelo incentivo à amamentação.

A pediatra Dra. Elenice Marioto Blaya explica que existem mais de 240 componentes identificados no leite humano que agem como protetoras, bactericidas, anti-inflamatórias ou imunomoduladoras – que atuam no sistema imunológico. “Com o intestino e o sistema imunológico extremamente imaturos, sem produzir anticorpos na forma adequada para se proteger, o bebê precisa receber através do leite materno o colostro (produzido nos primeiros dias de amamentação) que é rico em fatores de proteção e, principalmente, em anticorpos prontos”, detalha.

A médica reforça que o conhecimento é o melhor caminho para uma amamentação saudável. “A mãe precisa estar informada sobre o que é a amamentação, benefícios, desvantagens do uso do leite artificial e os riscos de oferecer mamadeira e chupeta. Além disso, é necessário saber identificar alguma dificuldade em amamentar de forma precoce e saber ordenhar”.

Para realizar a amamentação de forma adequada, a Dra, Elenice esclarece que o bebê precisa mamar e esvaziar o seio de forma correta. “Se a mama não for esvaziada de forma apropriada, o organismo vai entender que não é preciso produzir leite”, explica. Acrescenta que a dor é um sinal de perigo. “Se a mãe sente dor para amamentar, ela deve procurar ajuda para que uma amamentação correta seja estabelecida”, afirma.

Dra. Elenice Marioto Blaya atende todos os dias na Saúde Center Clínica. Informe-se pelo telefone 3344-3600.
agosto dourado

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *