Você sabe qual a diferença entre Gripe e Resfriado?

Dr. Johnny Zoppas explica e fala da importância da vacina
Dr. Johnny

Gripe e resfriado são doenças distintas, causadas por vírus diferentes, mas que partilham vários sintomas em comum, motivo pelas quais muitas pessoas acham que ambas são sinônimas.

Veja as semelhanças:

– Gripe e resfriado são infecções extremamente comuns.
– Gripe e resfriado são causados por vírus.
– Gripe e resfriado podem causar sintomas respiratórios altos, como coriza, tosse e espirros.
– Gripe e resfriado apresentam forma de contágio semelhante.
– Gripe e resfriado são facilmente transmissíveis de uma pessoa para outra.

Pronto, as semelhanças param por aí. A gripe é uma infecção mais forte que o resfriado, costuma durar menos tempo e apresenta maior taxa de complicações, como problemas pulmonares e cardíacos. A gripe pode ser perigosa em idosos, bebês e pessoas com imunidade baixa.

SINTOMAS DO RESFRIADO

O resfriado é uma infecção branda das vias aéreas. É extremamente contagioso e a transmissão é feita através da tosse ou espirro e pelo contato com mãos infectadas.

Os sintomas surgem de 24h à 72h após a transmissão do vírus. Costuma durar de 5 a 7 dias, porém em 25% dos casos, os sintomas persistem por até 2 semanas. A maioria das pessoas apresenta de 3 a 5 quadros de resfriado por ano.

Os sintomas mais comuns são a rinite, tosse e espirros. Pode ocorrer dor de garganta de curta duração nos primeiros dias. A tosse seca pode durar até semanas depois do fim dos sintomas. Em adultos, raramente ocorre febre.

O resfriado é contagioso durante apenas os 3 primeiros dias de sintomas.

SINTOMAS DA GRIPE

A gripe é causada pelo vírus Influenza e apresenta um quadro clínico mais rico que o resfriado, com febre alta, dores pelo corpo, dor de cabeça, mal estar, perda do apetite, dor de garganta e tosse. Na gripe, os sintomas costumam aparecer subitamente ao contrário do resfriado, onde eles surgem gradualmente. A tosse e a febre são sintomas precoces.

O modo de transmissão é igual ao do resfriado. O tempo de doença pode ser de até 2 semanas, mas, em geral, dura de 4 a 7 dias. O tempo em que o paciente mantém-se contagioso dura de 1 a 2 dias após a resolução da febre.

A gripe também apresenta uma maior taxa de complicações, como pneumonia pelo próprio Influenza ou por bactérias oportunistas.

Apesar da imagem de doença branda, a gripe é responsável por milhares de morte todos os anos, em todos os países.

Dr. Johnny D. Zoppas, médico clínico e cirurgião geral, lembra que a maioria das pessoas terão vários episódios de gripe durante a vida sem nunca desenvolver complicações. O tratamento com antivirais só deve ser feito após avaliação médica. Por isso a importância de procurar um médico para melhor avaliar o quadro clínico.

Muitas pessoas comentam e resolvemos perguntar ao médico: FIZ A VACINA DA GRIPE MAS MESMO ASSIM FIQUEI GRIPADO !

Dr. Johnny responde: “Como foi dito, significa que o que está dando na maioria das pessoas não é Gripe, e sim um RESFRIADO. É bom que fique bem claro que a vacina, que TODOS DEVEM FAZER, é contra aquela gripe violenta que leva até a pessoa a ser hospitalizada. Por esse motivo eu tenho ouvido muito no consultório pessoas que dizem que apesar de terem feito a vacina, estão gripados. Mas, na realidade, estão resfriados. Para terminar recomendo que todos façam a vacina, todos os anos”, afirma Dr. Johnny.

Dr. Johnny atende na Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *