(Dra. Luiza S. Mainardi explica)
No abdome existem muitas camadas. Uma delas se chama aponeurose. Esta camada é muito resistente e uma das responsáveis por manter os nossos órgãos no interior da barriga.
Segundo a Dra. Luiza Seganfredo Mainardi, quando há um defeito nessa camada, seja desde o nascimento ou adquirido após cirurgia ou trauma, o conteúdo de dentro da barriga pode sair por este “buraco”, criando um aspecto de “bola” no abdome, que tende a desaparecer quando o paciente se deita.
Podem sair por este defeito gordura e intestino. A correção é cirúrgica, com o fechamento do defeito e colocação de uma tela de proteção, que ajuda a diminuir o risco de reaparecimento da hérnia.
Quando a “bola” não desaparece ao deitar e o paciente apresenta dor intensa, existe a possibilidade de a hérnia estar encarcerada, “presa”, necessitando de avaliação médica e muitas vezes de cirurgia de urgência, pois pode estar comprometendo o funcionamento do intestino.
Dra. Luiza Seganfredo Mainardi é médica clínica e cirurgiã geral e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.
CRM: 42476
RQE: 35147