(O Dr. Luis Eduardo Almeida, médico urologista reitera as indicações da SBU)
Apesar de ser conhecida popularmente como “andropausa”, não devemos chamá-la dessa forma porque difere de seu equivalente menopausa em vários aspectos: não ocorre em todos os homens que envelhecem, os sinais e sintomas não são exclusivos desta entidade e não se manifesta em uma estreita faixa etária.
O que pode ocorrer é uma diminuição da produção de testosterona – em geral, em torno de 12% a cada década de vida. Assim, o termo mais utilizado no Brasil é DAEM: Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino, que é o conjunto de sinais e sintomas decorrentes da diminuição da concentração de androgênios no homem. Estudos apontam que apenas cerca de 20% dos homens após os 40 anos terão a queda de testosterona.
Sintomas
Entre os sintomas, os que mais comumente podem estar presentes são:
Diminuição da força e da massa muscular
Diminuição da resistência física (fadiga)
Aumento da gordura (visceral)
Comprometimento da memória e funções cognitivas, depressão e irritabilidade
Diminuição da libido
Diminuição do número de ereções noturnas/matinais
Disfunção erétil
Causas
A deficiência da testosterona pode ser devida a alterações em vários níveis do eixo hipotálamo-hipofisário-testicular. Anormalidade nos testículos (DT primária), deficiência na hipófise ou hipotálamo (secundária) e mista (associação de primária mais secundária).
Fatores de risco
A idade talvez seja o maior fator de risco, já que sabemos que a incidência do DAEM aumenta com a idade.
Prevenção
Corrigir os fatores da síndrome metabólica, são importantes, afirma o Dr. Luis Eduardo. A Sociedade Brasileira de urologia enfatiza::
Obesidade
Hipertensão
Diabetes
Dislipidemias (presença de gordura no sangue, como colesterol e triglicérides)
Sedentarismo
Tabagismo
Álcool em excesso
Depressão, etc.
O tratamento se dá por meio da administração de medicamentos, mas o médico especialista deve ser procurado para um maior entendimento e administração exata do tratamento.
Dr. Luis Eduardo Almeida é médico urologista e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.
Fonte:
Sociedade Brasileira de Urologia
Dr. LUIS EDUARDO ALMEIDA
CRM: 25078
RQE: 14047