De primeiro a sete de agosto é comemorado a Semana Mundial da Amamentação.
O leite materno é o alimento ideal e mais completo para o bebê devido às suas propriedades nutricionais e imunológicas, protegendo o recém-nascido de infecções, diarreia, doenças respiratórias, entre outras e permitindo seu crescimento e desenvolvimento saudável.
Segundo a enfermeira Rejane Santini Féderle, a amamentação, além de exercer um efeito protetor contra doenças no início da vida do lactente, oferece benefícios psicológicos e auxiliares na formação do vínculo afetivo entre mãe e filho.
Para o Instituto Nacional de Câncer (INCA), além da proteção para o bebê a amamentação traz também benefícios para a mãe, diminuindo o risco de desenvolver câncer de mama. Observa-se que durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher, além disso, o processo de amamentação promove uma eliminação e renovação de células, fazendo com que as chances de desenvolver o câncer de mama diminuam.
Sempre disponível na temperatura ideal e devidamente esterilizado, reconhecido pelos inúmeros benefícios, é recomendado o aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses de vida.
A amamentação é uma forma maravilhosa de nutrir e criar laços com seu bebê, é um processo natural, mas desafiador.
As dicas são da enfermeira Rejane Santini Federle que atua na Saúde Center Clínica com o Dr. Mario Blaya (Ginecologista e Obstetra) e Dra. Elenice Mariotto Blaya (Pediatra). Informações pelo telefone 3344-3600.