Por que a nova geração está deixando de tomar pílula anticoncepcional?

(Dra. Daniela M. Piccoli comenta)

Dra. Daniela

A pílula ainda é uma opção para muitas mulheres, mas a nova geração Millenial tem começado a repensar o seu uso. Até mesmo o feminismo tem influenciado a decisão (sim, elas querem anticoncepcional masculino!). Confira outros motivos que estão causando essa nova “revolução”:

– Efeitos indesejados: Apesar da comodidade, muitas mulheres apresentam sintomas como enxaqueca, falta de libido, aumento de peso e até esquecimento, com consequente aumento de risco;
– Custo: Por se tratar de um remédio contínuo, o valor excede o preço de outros tantos métodos contraceptivos;
– Adaptação à atualidade: Existem métodos modernos com maior eficácia, praticidade e segurança;
– Veganismo: Atualmente, o veganismo também é pauta entre os métodos contraceptivos. No caso da pílula, além de ser testada em animais, também contém lactose.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que as mulheres não são iguais e o que funciona para uma, pode não funcionar para outra. Neste cenário, durante uma consulta é importante prezar não só pelo perfil hormonal de cada mulher, mas como também suas crenças e hábitos. Tudo isso influenciará na escolha do método contraceptivo.

A Dra. Daniela Maris Piccoli lembra que o papel do médico não é ditar o que deve ser feito, e sim conversar e oferecer para a paciente opções que se encaixem nos planos e na rotina de vida dela, auxiliar no processo de conhecimento e domínio do seu próprio corpo. “Somente assim conseguiremos desmistificar, ensinar e conversar sobre a saúde sexual feminina com a nova geração”.

A Dra. Daniela Maris Piccoli é ginecologista e obstetra e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *