Novembro Azul: mês dedicado à prevenção e diagnóstico do câncer de próstata

(O oncologista Dr. Luis Alberto fala sobre o câncer de Próstata)

Dr. Luis Alberto Schlitter - oncologista

O Novembro Azul é um movimento que acontece no mundo todo para reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce do câncer de próstata e saúde do homem em geral. Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros. As maiores vítimas são homens com mais de 50 anos ou aqueles que têm histórico do câncer na família. Metade dos acometidos nunca procurou o urologista ou fez exames de prevenção.

O Dr. Dr. Luis Alberto Schlittler, Oncologista, explica que essa doença atinge a próstata, que é uma glândula masculina com o formato de uma noz. Ela fica abaixo da bexiga e à frente do reto, envolvendo a porção inicial da uretra, por onde é eliminada a urina. Durante o funcionamento desse órgão, algumas células podem se desenvolver e se multiplicar de uma forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. Estima-se que em 2019 surjam 70 mil novos casos.

A doença pode apresentar poucos ou até mesmo não apresentar sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, dor para urinar, urina fraca, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).

A detecção do câncer de próstata se baseia em dois pilares principais, o exame de toque retal e o exame de sangue chamado PSA. Os exames são complementares, não devendo ser feito somente o exame de sangue. Quase 20% dos cânceres de próstata só são descobertos com o toque retal, podendo o PSA inclusive estar normal.

Dr. Luis Alberto reitera que todos os homens acima 50 anos devem anualmente fazer sua revisão com seu médico de confiança.

O Dr. Luis Alberto Schlitter, é médico oncologista e atua no corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *