Dra. Luiza Mainardi dá dicas importantes
Â
A constipação intestinal é um sintoma comum – estima-se que cerca de 20% da população mundial sofra com isso, o que o torna uma causa frequente de procura ao médico.
Segundo a Dra. Luiza Seganfredo Mainardi, clÃnica e cirurgia geral, há os que relatam fezes endurecidas, esforço excessivo no ato evacuatório, evacuações infrequentes ou sensação de evacuação incompleta. Independente de como a constipação intestinal se apresenta, é importante reconhecer as causas e iniciar o tratamento adequado. E mais importante do que isso, segundo a Dra. Luiza, é preveni-la, evitando as consequências deste mal. Considera-se frequência normal de evacuações, no mÃnimo, três vezes na semana.
A constipação é mais frequente nas mulheres e idosos.
Dra. Luiza lembra que pode ser dividida em causas primárias ou secundárias. As primárias podem ser desencadeadas por alimentação inadequada (pobre em lÃquidos e fibras), baixa atividade fÃsica, estados depressivos, entre outros. Costumam responder bem ao tratamento com fibras e aumento na ingesta de água, e em alguns casos podem ser utilizados alguns tipos de laxantes.
As secundárias cursam com outras alterações: neurológicas, endócrinas, metabólicas etc, ou ainda por uso inadvertido de substâncias obstipantes. Nestes casos, as causas são investigadas e tratadas de acordo com os achados.
Atenção especial aos sinais de alerta, como sangramento retal, perda de peso, falta de apetite, dor abdominal intensa ou febre.
O tratamento dependerá da causa da constipação, que deve ser avaliada por profissional da saúde. Procure atendimento e informe-se.
Dra. Luiza Seganfredo Mainardi, clÃnica e cirurgia geral, integra o corpo clÃnico da Saúde Center ClÃnica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.