Dr. Mario Blaya dá dicas importantes
O intenso calor do verão favorece o aparecimento da candidÃase, uma infecção ginecológica que causa corrimento e coceira vaginal, entre outros sintomas. Ficar com o biquÃni molhado por muito tempo e usar calças apertadas são alguns dos fatores que contribuem para desenvolvimento dessa doença.
Para entender um pouco mais sobre essa infecção, Dr. Mario Blaya, ginecologista e obstetra esclarece:
A candidÃase é causada por um fungo, a cândida, que habitualmente é encontrada no organismo das mulheres. Por algum desequilÃbrio na defesa do organismo feminino, ocasionado pelo estresse, calor excessivo, uso de roupas úmidas, uso de antibióticos, esse fungo acaba proliferando  na vagina e gerando alguns sintomas.
O sintoma mais comum é um corrimento esbranquiçado com grumos, acompanhado de ardor ou coceira na vagina.
Se a mulher tiver relação sexual sem o uso de preservativo, o homem pode se contaminar com o fungo. Mas, na grande maioria das vezes, o homem não apresenta nenhum sintoma.
Segundo Dr. Mario o tratamento é feito com antifúngicos por via oral, associado a um antifúngico na forma de creme vaginal, mediante orientação médica.
Para prevenir o aparecimento da candidÃase, algumas medidas devem ser adotadas:
- Evitar manter o biquÃni molhado no corpo por muito tempo
- Dormir sempre sem calcinha
- Evitar o uso de absorventes diários (protetores de calcinha)
- Evitar o uso de calças muito apertadas que favoreçam o aumento do calor local vaginal
- Estimular a imunidade do corpo, praticando exercÃcios fÃsicos, aliviando o estresse, dormindo bem e mantendo uma alimentação saudável.
Estas são algumas dicas básicas para prevenção. Importante também ressaltar que assim que os sintomas aparecerem, o médico deve ser consultado para uma avaliação mais precisa da doença. Só ele poderá lhe prescrever o tratamento correto.
Dr. Mario Blaya é médico ginecologista e obstetra e integra o corpo clÃnico da Saúde Center ClÃnica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.