Osteoporose tem cura?

Alimentação equilibrada e hábitos saudáveis ajudam a fortalecer os ossos

Dra. Morgana - endocrinologista

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela redução da massa óssea e alteração na sua microarquitetura, que levam à fragilidade dos ossos e, consequentemente, ao significativo aumento de fraturas que ocorrem com mais frequência nas vértebras (coluna), punho, bacia e no braço. A condição afeta cerca de 10 milhões de brasileiros.

Fatores de risco

Segundo a médica endocrinologista Dra. Morgana Regina Rodrigues,  vários fatores podem aumentar o risco da doença, dentre eles, idade, sexo feminino, etnia caucasiana ou oriental, presença de pessoas com osteoporose na família, baixa densidade óssea no colo de fêmur, baixo índice de massa corporal, uso prolongado de corticoides, tabagismo, etilismo, sedentarismo, baixa ingestão dietética de cálcio, deficiência de estrogênio (hormônio feminino), baixa exposição à luz solar, doenças endócrinas, reumáticas etc.

A osteoporose torna-se mais comum na medida em que a idade avança. É a causa mais frequente de fraturas em idosos. Para se ter ideia, ao redor dos 25 anos, a pessoa atinge o nível máximo de densidade óssea. Com a idade, ocorre uma perda gradual de 0,3% a 0,5% de massa óssea por ano.

Embora possa atingir ambos os sexos, as mulheres são mais afetadas pela doença principalmente depois da menopausa, período em que ocorre a queda da produção do estrógeno, que age para manter o equilíbrio entre a perda e o ganho de massa óssea. Segundo a Fundação Internacional de Osteoporose, uma em cada três mulheres acima de 50 anos sofre alguma fratura devido à osteoporose.

Sintomas da osteoporose

Silenciosa, a enfermidade é, na maioria das vezes, assintomática. A primeira manifestação pode ser a dor decorrente de uma fratura de um osso poroso e fraco, quando o estágio da doença está avançado. Às vezes, a pessoa nem sabe que os ossos já estavam danificados e só procura um especialista quando sente dores.

A dica da Dra. Morgana é: previna-se e consulte um endocrinologista quando sentir algum dos sintomas citados. Dra. Morgana Regina Rodrigues é médica endocrinologista, integrante do corpo clínico da Saúde Center Clínica. Informe-se pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *